Como Vender Mais Carros Pela Internet

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Durante a pandemia, as concessionárias precisaram fechar as portas ou reduzir os horários de funcionamento, mas a internet não dorme e não para de funcionar 24 horas, fazendo com que seja possível vender mais carros, apesar da redução da utilização dos espaços físicos para conseguir isso. 

Felizmente, o uso da tecnologia para a compra de carros já era uma tendência consolidada antes mesmo da pandemia da Covid-19, o que fez com que as objeções à compra online de um veículo fossem bem menores em 2020 do que nos anos anteriores. 

Marketing para venda de carros 

Quem não aparece, não vende. 

Apesar das mudanças impostas pela crise global de saúde e a circulação reduzida das pessoas, essa máxima ainda não mudou. 

Utilizar as plataformas de vendas online de veículos, sites e blogs de assuntos variados, mídias sociais, parceria com influencers, comunicação por WhatsApp, e-mail marketing e outras ferramentas digitais é essencial para fazer com que os veículos saiam das mãos dos vendedores e façam a felicidade dos consumidores. 

Invista na autoridade da sua loja ou nome 

Comprar um carro é muito diferente de realizar uma compra de roupa ou eletrodoméstico. 

A compra de um veículo envolve um investimento de dezenas ou centenas de milhares de reais e dificilmente será feita como um tiro no escuro. 

Seu cliente precisa saber quem você é e se sentir seguro para começar a depositar expectativas na compra do veículo. 

Fotos e vídeos de um carro podem não ser o bastante para convencer a maioria das pessoas e por isso é importante deixar certas informações muito claras nos seus canais de venda, seja você um revendedor autônomo ou uma concessionária. 

  • Nome; 
  • Endereço; 
  • Telefone fixo e contatos de celular e whatsapp com horários claros para atendimento; 
  • Nomes de parceiros, vendedores e contatos; 
  • Redes sociais (ativas, com postagens recentes e atualizadas, depoimentos, fotos, vídeos e, preferencialmente, algum tempo de existência); 
  • Depoimentos e avaliações de clientes reais; 
  • Boa reputação em sites como Reclame Aqui ou sites de avaliação de compras; 
  • Oferecimento de conteúdos relevantes que demonstrem conhecimento sobre os veículos e sobre o mercado. 

Os itens acima estão longe de ser os únicos, mas são os mais básicos e certamente, sem eles, será difícil conquistar a confiança dos seus possíveis clientes. 

Trabalhe o Pós-Venda 

O erro mais comum da maioria dos negócios (e não apenas do mercado automotivo) é negligenciar o pós-vendas. 

No mercado de carros, considerando que o cliente só retornará a comprar após um ano, é mais comum ainda deixa-lo cair no esquecimento, o que pode ser um erro irremediável. 

O vendedor que mantém o cliente atualizado sobre acessórios, promoções, recalls e ofertas de manutenção do veículo, tem muito mais chances de conseguir indicações de novos clientes que podem ser familiares, colegas de trabalho, vizinhos ou amigos do seu cliente inicial. 

Como as vendas online exigem muito mais confiança do consumidor do que as vendas presenciais, a indicação pode ser um fator definitivo na hora de aumentar a carteira e a receita vinda das vendas de carros. 

Estabeleça Metas 

Quem não sabe para onde vai, dificilmente chega a algum lugar. 

Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. 

As metas não precisam ser sempre de vendas, podem ser de prospecção, contatos, análises de crédito, alcance ou parcerias comerciais. 

Trace metas claras, específicas, atingíveis e mensuráveis, para não perder tempo e não perder o foco do que precisa ser realizado. 

Conclusão 

Usar a internet para realizar mais vendas de carros não é mais uma opção e sim uma realidade e necessidade para marcas, concessionárias e revendedores. 

Quanto mais rapidamente ocorre a adaptação a esse método, mais evidentes são os resultados e maior é o espaço que o vendedor ganha no mercado, afinal, cada cliente é um influenciador em potencial, trazendo novos clientes e aumentando a presença e a autoridade do vendedor no mercado automotivo. 

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