Como cobrar metas da equipe de vendas?

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Como cobrar metas da equipe de vendas? 7 dicas para ajudar os vendedores a alcançar resultados de alto nível

Trabalhar com metas é algo bastante comum na área de vendas. Afinal, são elas que orientam a atuação dos vendedores, dando um direcionamento sobre quais resultados eles devem perseguir e alcançar.

Porém, não basta apenas estabelecer as metas para o time de vendas; é preciso saber cobrá-las.

Uma das responsabilidade do gestor comercial é garantir que as metas sejam atingidas e que a equipe obtenha uma performance de alto nível. Para isso, ele deve ser capaz de cobrar resultados sem pesar o clima e, ao mesmo tempo, incentivar os vendedores a darem o melhor de si, extraindo deles o potencial máximo.

Se você é um gestor que tem dificuldades nessa questão, fica tranquilo que este artigo vai te ajudar.

Continue a leitura e confira 7 dicas essenciais de como cobrar metas da equipe de vendas e conduzir o seu time à alta performance:

  1. Promova a gestão à vista;
  2. Realize reuniões para feedback coletivo;
  3. Ofereça feedbacks individuais;
  4. Invista na capacitação da equipe de vendas;
  5. Comemore as conquistas da sua equipe de vendas;
  6. Seja claro ao determinar as metas;
  7. Evite o microgerenciamento.

7 dicas de como cobrar metas da equipe de vendas

O desempenho da força de vendas depende muito da capacidade dos gestores de cobrar resultados, pressionar os vendedores de forma ética e profissional, mantê-los motivados e incentivá-los a fazerem sempre o melhor com os recursos disponíveis.

No entanto, saber como cobrar metas da equipe de vendas é um dos maiores desafios que um gestor comercial costuma enfrentar.

Para te ajudar, separamos aqui uma lista com as 7 melhores dicas para você fazer a cobrança correta de resultados e fazer com que seu time alcance um desempenho de alto nível.

1 – Promova a gestão à vista

Uma das melhores formas de cobrar metas da equipe de vendas é por meio da transparência. Na gestão à vista, é feito o uso de dashboards com a atualização em tempo real do desempenho do time e que pode ser acessado por todos os vendedores.

Assim, todos podem consultar o progresso individual e coletivo em direção às metas estabelecidas e fazer os ajustes necessários para alcançar as metas estabelecidas.

Como ter todos esses dados à mão e apresentar em tempo real aos seus colaboradores? Vacilo, um CRM dá conta do recado, veja:

2 – Realize reuniões para feedback coletivo

As reuniões de feedback são momentos valiosos para cobrar resultados dos vendedores. Realize encontros periódicos reunindo toda a equipe para repassar os resultados alcançados e apontar o que pode ser feito para melhorar o desempenho coletivo e acelerar o alcance das metas.

3 – Ofereça feedbacks individuais

Além dos encontros para feedback coletivo, é importante também que o gestor comercial se reúna individualmente com cada vendedor para passar um feedback mais específico e cobrar metas individuais.

Esses momentos “one-on-one” são importantes para que o gestor consiga apontar falhas e pontos fracos do vendedor sem constrangê-lo perante os colegas. Ao mesmo tempo, é possível explicar com mais detalhes o que o vendedor pode fazer para alcançar os resultados que se espera dele.

4 – Invista na capacitação da equipe de vendas

Não há como cobrar metas da equipe de vendas se os vendedores não estão devidamente capacitados para exercerem suas funções.

Nesse sentido, é muito importante que a empresa invista em treinamentos para o time de vendas. Deve-se capacitar os vendedores sobre as melhores técnicas de vendas, novas tecnologias, melhores formas de abordar os clientes, gestão do tempo e outros tópicos relevantes para o bom desempenho dos vendedores.

5 – Comemore as conquistas da sua equipe de vendas

As cobranças de metas não necessariamente devem se manifestar por meio de ordens ou exigências. Ao celebrar o que o seu time já conquistou e reconhecer os esforços individuais e coletivos, os vendedores tendem a se sentir mais valorizados e motivados a continuarem dando o melhor de si.

6 – Seja claro ao determinar as metas

Para que o gestor possa cobrar metas da equipe de vendas, é fundamental que elas sejam definidas com o máximo de clareza possível. 

Caso contrário, haverá um desalinhamento entre o que o gestor espera dos seus vendedores e o que eles acham que é esperado deles. Quanto mais transparência, melhor. Por isso, é fundamental saber como estipular metas de vendas claras.

Além disso, as metas de vendas precisam ser alcançáveis. É bastante contraproducente – e com efeito desmotivacional – cobrar metas praticamente impossíveis, na ilusão de que isso vai fazer com que os vendedores “superem seus limites” em busca desses resultados inatingíveis.

Essas características se resumem no método SMART de definição, de metas. Você conhece? Então, confira neste vídeo:

7 – Evite o microgerenciamento

Por fim, encerrando nossas dicas de como cobrar metas da equipe de vendas, evite adotar uma postura de microgerenciamento.

Cobrar os vendedores não significa ficar supervisionando cada pequena decisão que eles tomam no dia a dia da operação. É importante saber dosar isso e conceder maior autonomia para que os vendedores realizem o trabalho deles em busca das metas estabelecidas.

Saber como cobrar metas da equipe de vendas é uma habilidade que todo gestor precisa ter para guiar seus vendedores a resultados cada vez melhores.

Portanto, coloque em prática as recomendações que trouxemos aqui para cobrar, motivar, inspirar, ajudar e gerar comprometimento no seu time comercial. Tenho certeza que, ao fazer isso, você e sua equipe de vendas vão conseguir alcançar um desempenho de excelência. Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.